EDS Logo

Publicado em 19/07/2021 às 02:42.

Tutoriais

Como acompanhar a passagem da Espação Espacial Internacional na sua cidade

Estação EspacialAstronomia

Algumas luzes que aparecem se movendo no céu alguns minutos após o sol se por e antes dele nascer são satélites, uma delas, é a Estação Espacial Internacional (ISS).

Durante vários dias, ao decorrer do ano, a Estação Espacial Internacional (ISS) passa sobre nosso país, em alguns momentos, é possível ver sua passagem, geralmente antes do nascer do Sol e após o por do Sol.

Neste artigo, temos algumas dicas para localizar e observar a Estação Espacial Internacional em sua cidade.

Qual horário devo observar?

Conforme citamos, os horários em que ela fica visível, são: alguns minutos antes do nascer do Sol e alguns minutos depois do por do Sol, porém, fique atento, ela não passa todos os dias nestes horários sobre nossas cidades. Se deseja observá-la, é necessário verificar a data em que ela passará sobre sua cidade (instruções abaixo).

Como verificar se ela passará sobre minha cidade?

Alguns sites são especializados em monitorar a trajetória da Estação Espacial Internacional, através deles, podemos verificar as datas e horários em que a estação passará sobre nossas cidades, confira abaixo instruções de como ver as informações utilizando o site Heavens Above.

Tutorial em texto

1- Acesse o site Heavens Aboveclicando aqui, na seção Satélites do menu inicial, clique em ISS - Estação Espacial Internacional.
1.1- Caso o site não identifique sua localização, clique em Unnamed ou em (0,0000°N, 0,0000°E) no menu superior direito, na seção Localização:.
1.1- No mapa, arraste até sua localização e clique nela ou clique em Using browser geolocation service e Permita que o navegador informe sua localização ao site e clique em Confirmar alterações.
2- Será aberta uma página com as datas, horários e magnitudes, clique em uma das datas para ver o mapa com indicação da direção em que ela passará (lembre-se de que quanto menor a magnitude, maior o brilho da estação e mais chances de ver sua passagem). Observe as constelações e planetas, tende identificá-las no céu noturno, fique atento a seta que aparece na linha da rota de passagem da estação, ela indica a direção na qual ela se movimentará.

Tutorial em vídeo

AceitarSairO EDS Blog utiliza cookies e tecnologias semelhantes para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao utilizar nossos nossos serviços, você concorda com o uso destas tecnologias, mais informações.