EDS Logo

Publicado em 10/08/2021 às 18:23.

Notícias

Chuva de Meteoros Perseidas de 2021 terá pico na madrugada entre 11 e 12 de agosto

Astronomia

Nas próximas madrugadas, poderemos ver várias "estrelas cadentes" no céu noturno.

Considerada uma das mais espetaculares chuvas de meteoros do ano, a Perseidas em 2021, terá seu pico entre os dias 11 e 12 de agosto, ou seja, nesta quarta e quinta-feira durante a madrugada, podendo chegar a 60 meteoros por hora, geralmente, um dia antes e um dia depois do pico, também podemos ver muitos meteoros.

Esta chuva de meteoros ocorre quando nosso planeta passa pelo rastro de detritos do cometa Swift-Tuttle. O radiante, local onde parecem originar os meteoros, está na constelação de Perseu, ou seja, você deve olhar, preferencialmente para esta direção após a meia noite até pouco antes do nascer do sol.

Para localizar a constelação de Perseu no céu noturno, preferencialmente, devemos estar num local com pouca poluição luminosa e olhar para o nordeste, por volta das 2h da manhã, ela surgirá na região sudeste do Brasil, ligeiramente abaixo das Pleiades.

Recomendamos que utilizem o aplicativo Stellarium, tanto para Web/Desktop (simulação de posição) quanto para celular ou tablet (posicionamento com GPS e Bússola, se disponível no dispositivo), para simular a posição das estrelas e localizar a constelação Perseu com maior facilidade, clique aqui para acessar a versão web (no site da versão Web, está o link para baixar a versão iOS e Android).

AceitarSairO EDS Blog utiliza cookies e tecnologias semelhantes para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao utilizar nossos nossos serviços, você concorda com o uso destas tecnologias, mais informações.