InícioEDS MobileApontamentoAtualizaçõesAo VivoEmissoras NotíciasReportar AtualizaçãoSatélitesADMEn Español

EDS

Diga não a Pirataria!
Sintonize somente canais de TV aberta.

Pesquisar em todo site:

Emissoras:

Mobile | EDS Blog

Este texto foi publicado em 22/01/2016 às 14h28.

Dicas de Aplicativos Mobile - Edição 2 / 2016

Segunda edição desta coluna que traz dicas de aplicativos gratuitos e pagos para celulares e tablets Android, sempre voltados para profissionais e hobbystas no mundo satelital.

Hoje vamos falar do aplicativo Satélite Director, um aplicativo gratuito para ajudar no momento de apontar a antena parabólica, funcionando como um Satfinder (localizador de satélite), ele está no idioma inglês.

Antes de instalar o aplicativo, verifique se seu smartphone ou tablet Android possui bússola / compass e GPS (verifique no manual ou no site do fabricante).

Para encontrar a posição de um satélite, abra o aplicativo na aba "Location", ative o GPS de seu smartphone ou tablet para obter sua localização automaticamente ou insera os dados manualmente (assim é mais complicado, porém economiza bateria do dispositivo), veja neste video.

Em seguida, pressione a aba "Satellites", nela há duas duas formas de procurar o satélite desejado, uma é marcar a opção "Satéllite position" e inserir manualmente a posição em graus e a outra é realizar uma busca (Search) pelo nome do satélite, digitando o texto e clicando em "Search" (veja neste video). Logo abaixo de "Search" há uma lista de satélites, onde você verá os resultados das buscas e deverá selecionar o satélite desejado clicando no circulo antes do seu nome.

Abra a aba "Director" (nela será utilizada a câmera trazeira do dispositivo), na imagem da câmera aparecerá um circulo branco com uma seta na cor ciano (azul claro) indicando a direção do satélite, uma bolinha na mesma cor indica onde está o satélite, mova o dispositivo até encaixar a bolinha no espaço circular dentro da linha ciano (azul claro), veja na imagem abaixo, um bip indicará se você está na direção correta, veja neste vídeo. Abaixo do circulo branco, aparecem os dados do apontamento: elevação (elevation), azimute e skew (posição do LNBf), clique aqui para ver.

Uma dica é colocar o celular na parte de trás da antena, como neste video.

 

Se você gostou, clique aqui e baixe o aplicativo Satélllite Director no Google Play Store.

Recomendamos que mantenha calibrada a bússola do seu dispositivo para evitar erros nos dados de apontamento. Se não encontrar o processo no manual do smartphone ou tablet, realize uma busca no Google com os termos "calibrar bussola celular" para ver um passo a passo.


Bem-vindo(a) ao site! - Que Deus abençoe vosso trabalho e vossa família!

Portal Exploradores de Satélites, todos direitos reservados.
Em nossa comunidade é proibido falar de pirataria, quem insistir, será expulso. Somente sintonize canais com transmissão aberta (livre) via satélite! Também são proibidas cópias sem citar autor e link do conteúdo. Proibida remoção da fonte por parte dos fóruns, caso a Administração ou Moderação remova a fonte, fica expressamente proibido deixar o texto da notícia.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Resolução 1024x768px - Navegador Firefox 3.6, Internet Explorer 8, Opera 10 ou versões superiores.

"Salmos, 138:7 - Se ando em meio à tribulação, tu me refazes a vida; estendes a mão contra a ira dos meus inimigos; a tua destra me salva."