Devido a liberação da faixa dos 3.5 GHz (que faz parte da banda C) para utilização em telefonia 5G, as emissoras dos 70º Oeste voltadas para usuários domésticos de antenas parabólicas migrarão para banda Ku, mantendo compatibilidade com o sistema Sat HD Regional.
Conforme noticiamos em Setembro de 2021, clique aqui, e em Março de 2022, clique aqui, a Embratel começaria a espelhar os canais da Banda C na Banda Ku do StarOne D2, atual satélite da posição dos 70° Oeste, a partir do fim de abril de 2022.
O final de abril chegou e os testes começaram, são dezenas de emissoras ativas neste momento, em dois pacotes ativos em 12120 e 12160 MHZ Vertical com SR 29900 em DVB-S2, com algumas emissoras transmitindo em definição SD e a maioria em HD.
No momento, não é aconselhável trocar a antena banda C conectada ao receptor Sat HD Regional por uma banda Ku, pois, o receptor não sintonizará os canais que fazem parte do sistema quando eles entrarem nos teses, atualmente ele precisa do sinal da Banda C para liberar os canais conforme a região do cadastro do receptor no site do Sat HD Regional.
No futuro, após os testes, provavelmente as fabricantes (como Elsys e Century) liberarão uma atualização para os receptores compatíveis com o sistema Sat HD Regional, para que eles possam sintonizar os canais migrados para a banda Ku.