Nesta primeira semana de maio teremos o pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas, mais precisamente, na madrugada do dia 6, sexta-feira. Nos dias 5 e 7 também devem aparecer muitos meteoros, portanto, também são bons momentos para observar, como não haverá interferência do brilho da Lua, poderemos ver mais meteoros.
Sobre:
A chuva de meteoros Eta Aquáridas ocorre quando a Terra passa pelo rastro de detritos do Cometa Halley, é uma das melhores para observar no Hemisfério Sul, com até 40 meteoros por hora.
Para observar
De preferência, procure um local com pouca poluição luminosa, se necessário, instale um aplicativo para localizar as constelações ou utilize a versão web do Stellarium, clique aqui para acessar a versão web ou baixar a mobile.
A partir das 2h da manhã, localize a constelação de Aquário, na direção leste (onde nasce o Sol), também estará visível o planeta Saturno, aproximadamente uma hora depois, aparecerá Marte, mais tarde Júpiter e, por último, Vênus, eles estarão alinhados.
A constelação de Aquário estará visível em boa parte do país por volta das 3h da manhã, os meteoros devem surgir a partir desta direção, mas fique atento, pois eles também aparecerão em outras partes do céu.
Mais informações
Alguns canais do Youtube devem transmitir a chuva de meteoros a"o vivo", para assistir, abra o aplicativo e pesquise por Eta Aquaridas Ao Vivo, se necessário, utilize o filtro para transmissões "ao vivo".
O mês de maio está repleto de eventos importantes para quem gosta de astronomia, além do pico da Eta Aquáridas, tivemos um eclipse solar, alinhamento de planetas, teremos conjunções, teremos eclipse lunar e mais eventos, acompanhe no EDS Blog.